terça-feira, 20 de outubro de 2009

A EVOLUÇÃO DO JORNALISMO






Durante 18 anos, o jornalismo de rádio se resumiu à leitura ao microfone de noticia recortadas de jornais . Tesoura,cola e papel eram os três

recursos pelos radialistas de então. Os locutores apenas liam, no, ar, informações velhas, que já haviam sido publicadas.
Isso mudou em 28 de Agosto de 1941,quando o Brasil entrou na segunda guerra mundial ao lado das forças aliadas e a Radio Nacional do Rio de Janeiro colocou no ar o primeiro repórter Esso, que já funcionava, de forma experimental, na Rádio Farropilha de Porto Alegre.
Até maio 1945, quando guerra acabou, as notícias transmitidas pelo repórter Esso eram principalmente informes sobre o desenrolar da guerra. Os dois slogan principais do programa eram: "o primeiro a dar as ultimas" e " testemunha ocular da história".
A maior contribuição do repórter Esso foi introduzir no rádio brasileiro o noticiário adaptado para a linguagem radiofónica. Pela primeira vez, um jornal falado tinha horário certo para entra no ar: à 8h, 12h55,19h55 e 22h55- sem extras, que dependiam de informações urgentes vindas das frentes de combate na Europa.
O repórter Esso também lançou no Brasil o primeiro guia impresso para orientar radialista na preparação de noticiário. O manual de produção destacava três regras básicas cumpridas com rigor pelo programa:
o repórte Esso é um programa informativo;
o repórte Esso não comenta notícias;
o repórte Esso sempre fornesse as fonetes da notícia.
fonte: revista chamada à ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário