sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A PRIMEIRA REDAÇÃO DE RADIOJORNALISMO

O lançamento do transístor,em 1947 nos Estados Unidos e em 1948 no Brasil, também influenciou o radio jornalismo brasileiro.
A construção de Brasília, a eleição e a renuncia de Jânio Quadros eo governo de João Goulart foram alguns dos fatos nacionais que tiveram cobertura da equipe de Rádiojornalismo formada em 1948 na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e comandada por Heron Domingues.
A seção de jornais falados e reportagens foi a primeira redação de jornalismo de Rádio montada no Brasil. Era formada por quatro redatores, um chefe de reportagem e um colaborador do noticiario parlamentar (na quela época o Rio de Janeiro ainda era a capital da república).
A experiência pioneira adaptou para o Rádio a rotina e a hierarquia próprias de uma redação de jornal impresso. O material que ia ao ar era resultado principalmente da reportagem local e das notícias recebidas de serviços noticiosos como a Agência Nacional,Asapress e a UPI .
O trabalho dessa primeira equipe de jornalistas de Rádio permitiu a criação, em 1953, da rede Nacional de Notícias. Era um serviço de transmissão em ondas curtas dos jornais falados de Rádio Nacional do Rio por emissoras de todas as regiões do país.
O estilo de jornal falado desenvolvido pelos profissionais liderados por Heron Domingues consolidou o formato mais tarde adotado pela a maioria das emissoras brasileiras: a apresentação das notícias divididas em blocos como política, economia, esportes, cidade, Internacionale previsão do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário